Entra em vigor o acordo previdenciário entre Brasil e Estados Unidos

Entrou em vigor neste mês de outubro de 2018 o Acordo Internacional de Previdência Social entre Brasil e Estados Unidos. O acordo havia sido firmado em Washington, em 30 de junho de 2015, e somente agora houve a publicação do Decreto Presidencial nº 9.422/2018, que internaliza o acordo na ordem jurídica interna.

Entra em vigor o acordo previdenciário entre Brasil e Estados Unidos

O acordo prevê que o brasileiro que morar nos Estados Unidos terá direito a aposentadoria por idade, pensão por morte e aposentadoria por invalidez previdenciária e acidentária, e o norte americano abrangido pelo acordo também poderá requerer os mesmos benefícios equivalentes no seu país (benefícios por morte, por idade e por invalidez). A aposentadoria por tempo de contribuição não está prevista no acordo, então somente poderá ser utilizado o período contabilizado no Brasil para a concessão dos benefícios.

Ainda, o artigo 5, item 2, prevê a possibilidade de estadia temporária em um dos Estados contratantes, com isenção de contribuição, para o empregado que seja enviado pela mesma empresa, ou afiliada, para prestar serviço fora do país, pelo limite máximo de cinco anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s