INSS publica Memorando sobre menor sob guarda como dependente previdenciário

Memorando foi publicado em virtude de Ação Civil Pública ajuizada na Bahia, reconhecendo o direito do menor sob guarda a ser considerado dependente para fins previdenciários.

No dia 08 de Agosto de 2018, o INSS publicou o Memorando-Circular Conjunto n. 37/DIRBEN/PFE/INSS, para que se considere no âmbito administrativo o menor sob guarda judicial como dependente para obtenção dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

O Memorando foi editado em virtude da decisão proferida na Ação Civil Pública 0011005-19.1998.4.01.3300/BA que determinou que se considere o menor sob guarda judicial como dependente para a obtenção dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social-RGPS, recebendo e processando os pedidos apresentados e os deferindo, desde que presentes os demais requisitos previstos na legislação pertinente.

A decisão somente produzirá efeitos quanto aos residentes no Estado da Bahia, e será aplicada aos requerimentos realizados a partir de 26/06/2018, cabendo, contudo, revisão dos requerimentos indeferidos por falta de qualidade de dependente realizados entre 14/10/1996 a 25/06/2018.

INSS publica Memorando sobre menor sob guarda como dependente previdenciário

O reconhecimento do menor sob guarda como dependente previdenciário já encontra guarida na jurisprudência do STJ, que fixou a seguinte tese no Recurso Especial Repetitivo 1411258/RS:

O menor sob guarda tem direito à concessão do benefício de pensão por morte do seu mantenedor, comprovada a sua dependência econômica, nos termos do art. 33, § 3o. do estatuto da criança e do adolescente, ainda que o óbito do instituidor da pensão seja posterior à vigência da medida provisória 1.523/96, reeditada e convertida na lei 9.528/97. funda-se essa conclusão na qualidade de lei especial do estatuto da criança e do adolescente (8.069/90), frente à legislação previdenciária.

Confira aqui a íntegra do memorando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s